O NRE-POLI constituiu o seu Comitê de Mercado (CM-NRE-POLI), que será fórum permanente de debates entre seus professores e pesquisadores e profissionais e entidades representativos do meio do real estate no Brasil. O objetivo do NRE-POLI com esse fórum permanente é sustentar seu objetivo principal de contribuição com o desenvolvimento do meio, auscultando preocupações e ideias, no sentido de promover linhas de estudo, pesquisa e trabalhos, que respondam aos anseios do meio. Os debates no ambiente do CM-NRE-POLI ocorrerão em eventos no formato de workshop. O objetivo é que os resultados desses eventos conduzam:
i. à criação de linhas de trabalho ou pesquisa a serem desenvolvidos pelo NRE-POLI, por meio de seus pesquisadores e professores, ou em colaboração com entidades representativas do meio do real estate;
ii. à identificação de linhas de pesquisa para que os pesquisadores e professores do NRE-POLI se aprofundem na discussão de temas reconhecidos nos workshops como sendo de interesse do meio, com o objetivo de construir doutrinas, métodos ou processos de gestão empresarial, focados em real estate e com matiz na realidade brasileira;
iii. ao arranjo dos meios para conceber, construir e operar, sem solução de continuidade, bancos de dados, como informação para suprir o meio, no sentido de contribuir para a melhoria dos procedimentos de planejamento das empresas empreendedoras e dos demais agentes interessados, como, por exemplo, os bancos focados em crédito imobiliário;
iv.à possibilidade de promover, continuadamente, avaliações da conjuntura do mercado, nas suas diferentes vertentes, seja quanto à segmentação dos mercados por produtos, como da ação dos agentes do meio, notadamente quanto ao crédito imobiliário, com o objetivo de induzir trabalhos e pesquisas.
COMPOSIÇÃO DO COMITÊ
O CM-NRE-POLI tem como membros professores e pesquisadores do NRE-POLI e profissionais de destaque no meio. São membros do Comitê:
Alessandro Olzon Vedrossi
Alex Kenya Abiko
Carlos Terepins
Cláudio Bruni
Claudio Tavares de Alencar
Daniel Citron
Eliane Monetti
Eric Cozza
Fernando Bontorim Amato
Gilberto Duarte de Abreu Filho
João da Rocha Lima Jr.
José Roberto Machado Filho
José Romeu Ferraz Neto
Marcelo Vespoli Takaoka
Mario Rocha Neto
Patrick Mendes
Pedro Cortez
Roberto Aflalo Filho
Roberto Sampaio
Sergio Alfredo Rosa da Silva (in memorian)
Walter Luiz Teixeira
NOTAS DO COMITÊ
O CM-NRE-POLI se reúne em workshop regular bimestral, além de outros extraordinários, com o objetivo de discutir um tema de relevância para o meio do real estate. A síntese dos debates de cada workshop é divulgada no formato de notas do Comitê.
Na Trigésima segunda reunião do CM-NRE-POLI, 29 de outubro de 2015, debatemos as Expectativas para o Real Estate 2016.
CM-Nota-29-outubro-15
Na Trigésima primeira reunião do CM-NRE-POLI, 13 de agosto de 2015, debatemos a Contração do Crédito Imobiliário no Brasil - Consequências e Projeções.
CM-Nota-13-agosto-15
Na Trigésima reunião do CM-NRE-POLI, 14 de maio de 2015, debatemos a Economia do Real Estate na Atual Conjuntura Deprimida da Economia Brasileira.
Na Vigésima nona reunião do CM-NRE-POLI, 26 de fevereiro de 2015, debatemos o Panorama da Economia Brasileira em 2015 e as Repercussões no Setor de Real Estate.
Na Vigésima oitava reunião do CM-NRE-POLI, 11 de dezembro de 2014, foram debatidas questões relativas às Perspectivas para o Setor de Real Estate no Brasil em 2015.
Na Vigésima sétima reunião do CM-NRE-POLI, 2 de outubro de 2014, discutimos sobre o Comportamento Futuro do Mercado de Edifícios Corporativos de Alto Padrão na Cidade de São Paulo.
Na Vigésima sexta reunião do CM-NRE-POLI, 24 de julho de 2014, debatemos o Novo Plano Diretor Estratégico de São Paulo (PDE).
Na Vigésima quinta Reunião do CM-NRE-POLI, 22 de maio de 2014, debatemos o Comportamento dos Preços de Imóveis Residenciais no Brasil.
Na Vigésima quarta Reunião do CM-NRE-POLI, 20 de março de 2014, foram debatidas que questões relativas ao cenário macroeconômico em 2014 e os desafios da renda média.
Na Vigésima terceira Reunião do CM-NRE-POLI, 21 de novembro de 2013, foram debatidas questões relativas às Perspectivas para o Setor do Real Estate no Brasil em 2014.
Na Vigésima segunda Reunião do CM-NRE-POLI, 10 de outubro de 2013, debatemos os impactos no setor de real estate do Projeto de Lei do Plano Diretor Estratégico de São Paulo.
Na Vigésima primeira Reunião do CM-NRE-POLI, 20 de junho de 2013, foram debatidas questões relativas ao Mercado dos Empreendimentos para Renda no Brasil: Edifícios de Escritórios Comerciais e Galpões Logísticos e Industriais.
Na Vigésima Reunião do CM-NRE-POLI, 25 de abril de 2013, foram debatidas questões relativas ao Plano Diretor Estratégico da Cidade de São Paulo e o Setor do Real Estate.
Na Décima nona Reunião do CM-NRE-POLI, 21 de fevereiro de 2013, foram debatidas questões relativas ao Comportamento do Setor do Real Estate no Brasil em 2013-2014, diante do Ambiente Ecomômico Global e das Decisões de Política Econômica no Horizonte.
Na Décima oitava Reunião do CM-NRE-POLI, 25 de outubro de 2012, foram debatidas questões relativas às Perspectivas para o Setor do Real Estate no Brasil em 2013.
Na Décima sétima Reunião do CM-NRE-POLI, 9 de agosto de 2012, foram debatidas questões relativas às Tendências de Comportamento dos Investimentos de Capital Estrangeiro no Ambiente do Real Estate no Brasil.
Na Décima sexta Reunião do CM-NRE-POLI, 24 de maio de 2012, foram debatidas questões relativas às Competências-chave para as Incorporadoras, e se diante do Cenário Atual, as Atividades de Produção são Essenciais.
Na Décima quinta Reunião do CM-NRE-POLI, 15 de março de 2012, foram debatidas questões relativas ao Comportamento do Setor do Real Estate no Brasil em 2012 diante das Influências dos Impasses na Economia Mundial e os Ajustes Estruturais na Economia Interna.
Na Décima quarta Reunião do CM-NRE-POLI, 24 de novembro de 2011, foram debatidas questões relativas às Perspectivas para o Setor do Real Estate no Brasil em 2012.
Na Décima terceira Reunião do CM-NRE-POLI, 22 de setembro de 2011, foram debatidas questões relativas ao Setor de Real Estate e as Cidades Brasileiras.
Na Décima segunda Reunião do CM-NRE-POLI, 04 de agosto de 2011, foram debatidas questões relativas aos Instrumentos de Funding de Empreendimentos de Real Estate no Brasil: Estado Atual e Tendências.
Na Décima primeira Reunião do CM-NRE-POLI, 02 de junho de 2011, foram debatidas questões relativas à Contribuição dos Arquitetos para a Melhoria do Desempenho dos Empreendimentos de Real Estate.
Na Décima Reunião do CM-NRE-POLI, 24 de março de 2011, foram debatidas questões relativas aos Investimentos em Infraestrutura e Real Estate no Brasil para os Eventos da Copa do Mundo de 2014 e Olimpíada de 2016.
Na Nona Reunião do CM-NRE-POLI, 9 de dezembro de 2010, foram debatidas as Expectativas para o Setor de Real Estate no Brasil em 2011, nos seus Diferentes Segmentos.
Na Oitava Reunião do CM-NRE-POLI, 27 de agosto de 2010, foram debatidos os Resultados do Programa Minha Casa Minha Vida - Benefícios e Entraves para uma Política Habitacional.
Na Sétima Reunião do CM-NRE-POLI, 24 de junho de 2010, foi debatida a Eficência, eficácia e consolidação do mercado de real estate brasiliero na conjuntura do ciclo pós IPOs.
Na Sexta Reunião do CM-NRE-POLI, 29 de abril de 2010, foi debatido o Relacionamento das Empresas de Real Estate com a Mídia, a Opinião Pública e os Clientes.
Na Quinta Reunião do CM-NRE-POLI, 25 de fevereiro de 2010, foi debatida a Formação de Profissionais para o Setor de Real Estate.
Na Quarta Reunião do CM-NRE-POLI, 29 de outubro de 2009, foi debatido o Cenário para o Mercado de Real Estate no Brasil em 2010.
Na Terceira Reunião do CM-NRE-POLI, 27 de agosto de 2009, foi debatido o tema Políticas Públicas, Institucionais e Empresariais para Estímulo ao Desenvolvimento de Empreendimentos de Real Estate Sustentáveis.
Na Segunda Reunião do CM-NRE-POLI, 25 de junho de 2009, foi debatido o tema Redução de Custos de Implantação para Validar Empreendimentos Imobiliários.
Na Primeira Reunião do CM-NRE-POLI, 30 de abril de 2009, foram debatidos alguns aspectos do programa do Governo Federal, Minha Casa Minha Vida, de incentivo à comercialização de habitações para os segmentos de baixa renda no Brasil.