Mercado de Edifícios Corporativos: Conjuntos Competitivos e Prognósticos - Segmentação geográfica e por classe dos edifícios de escritórios

Esta aula caracteriza o mercado de edifícios de escritórios corporativos, seja do ponto de vista das características dos seus conceitos gerais que orientam o desenvolvimento de empreendimentos dessa tipologia, seja destacando a leitura da conjuntura competitiva em seus diferentes segmentos. 

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Aula 7.1 – Como medir o resultado do investimento?

Esta aula caracteriza o mercado de edifícios de escritórios corporativos, seja do ponto de vista das caracdos seus conceitos gerais que orientam o desenvolvimento de empreendimentos dessa tipologia, seja destacando a leitura da conjuntura competitiva em seus diferentes segmentos. 

  • A gênese do negócio de locação corporativa – a formação de clusters e a aderência com a macroeconomia
  • Comportamento de mercado – histórico recente e panorama atual
  • Segmentação de mercado: por cluster e por classes dos edifícios
  • A conjuntura competitiva e o referencial de qualidade dos empreendimentos – o padrão da oferta e os referenciais da demanda
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Mercado de Edifícios Corporativos: Conjuntos Competitivos e Prognósticos - Segmentação geográfica e por classe dos edifícios de escritórios

Cód: 25

Esta aula caracteriza o mercado de edifícios de escritórios corporativos, seja do ponto de vista das características dos seus conceitos gerais que orientam o desenvolvimento de empreendimentos dessa tipologia, seja destacando a leitura da conjuntura competitiva em seus diferentes segmentos. 


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Aula 7.1 – Como medir o resultado do investimento?

Esta aula caracteriza o mercado de edifícios de escritórios corporativos, seja do ponto de vista das caracdos seus conceitos gerais que orientam o desenvolvimento de empreendimentos dessa tipologia, seja destacando a leitura da conjuntura competitiva em seus diferentes segmentos. 

  • A gênese do negócio de locação corporativa – a formação de clusters e a aderência com a macroeconomia
  • Comportamento de mercado – histórico recente e panorama atual
  • Segmentação de mercado: por cluster e por classes dos edifícios
  • A conjuntura competitiva e o referencial de qualidade dos empreendimentos – o padrão da oferta e os referenciais da demanda

Prof.Dr. Claudio Tavares de Alencar

 

Obteve graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (1988), mestrado (1993) e doutorado (1998) em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Doutor do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da USP, ministrando aulas e orientando estudantes em cursos de graduação, pós graduação e MBA. É revisor dos journals Real Estate: Economia & Mercados, Ambiente Construído, Journal of Financial Management of Property and Construction, Journal of Housing Marketing and Analysis e Construction Management & Economics. Tem experiência na área de Gerenciamento de Empresas e Empreendimentos de Real Estate, atuando profissionalmente e desenvolvendo pesquisas nos seguintes temas: comportamento dos mercados de real estate, parcerias público privadas, sistema de classificação de empreendimentos e regiões urbanas, sistemas de funding para empreendimentos do setor de real estate e de infraestrutura, índices setoriais e ferramentas para análise de riscos. É Conselheiro Vitalício e Ex-Presidente da Latin American Real Estate Society - Lares, é Presidente eleito da International Real Estate Society - IRES para o ano de 2018, MRICS (Member of the Royal Institution of Chartered Surveyors) e Coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Inovação na Construção Civil do Departamento de Construção Civil da Escola Politécnica da USP.

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